Um pai que, em vez de lutar por condições que lhe permitam estar mais tempo com os seus filhos, luta para que os infantários e escolas estejam abertos o maior número de horas possível, para mim, é um pai que ou não aprecia a companhia do filho, ou não está para o aturar. Esta tem sido a posição da CONFAP, presidida pelo Sr. Albino Almeida. Não tenho estado de acordo com as posições que a CONFAP tem tomado. A sensação que tenho é que para as Associações de Pais, o papel dos Pais termina no dia em que, pela primeira vez, depositam o seu rebento no infantário. A partir daí, quem tem a obrigação de os educar, ensinar e inserir na sociedade são as Educadoras de Infância e os Professores. “A educação compete aos Pais, a instrução às escolas e a cultura aos Avós” – uma verdade que li há muito tempo.
Finalmente vejo uma atitude do Sr. Albino Almeida com a qual estou completamente de acordo. Os pais dos alunos que pratiquem bullying devem ser responsabilizados. O bullying tem sido encarado com alguma leviandade e foi preciso ocorrer um caso muito grave em Mirandela para que este assunto começasse a ser encarado como um problema muito sério.
Há vários países europeus onde, por muito menos do que isso, os Pais são responsabilizados. Espero que a Ministra da Educação, ao menos no caso do bullying, comece a punir a irresponsabilidade de tantos Pais.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
11 comentários:
Estou crente por experiência que nesta história os pais acabam por ter mais culpa do queos filhos. Continua limpo o meu tema: os filhos não são geração rasca. Geração rasca é a dos pais.
Boa, Graça!!! Isso mesmo. Os profs são pau para toda a obra!! E os pais?? nem calculas os discursos que eu tenho registado durante o desempenho das minhas funções enquanto instrutora de processos disciplinares!
Minha querida bloguista: pais que vão à escola tirar satisfações do professor sequer por uma má nota obtida pelos filhos não são responsabilizáveis. O que eles são é irresponsáveis.
Gaivota Maria
Completamente de acordo.
beijinho
Ana
Eu já por lá andei 36 anos mas fugi da Ex-Ministra. isto de cair tudo em cima da escola, francamente, não aceito. tenho três filhas e seis netos e nu nca me passaria pela cabeça demitir-me do meu orgulhoso de Mãe e de Avó.
Força
Magalhães Pinto
E o que se faz de pais irresponsáveis? O ideal era não os terem deixado ser pais mas isso é impossível.
Beijinho
Concordo consigo em parte... óbviamente que não concordo com a outra parte e passo a explicar:
Os professores desempenham um papel importante na educação dos nossos filhos, durante o periodo em que os nossos filhos estão nas aulas, cabe ao professor uma parte dessa educação.
Eu por exemplo de 15 em 15 dias deslocava-me á escola para falar com a directora de turma sobre o meu filho...eu sei que todos os pais não têm tempo ou meios para se deslocarem á escola para saberem como está o seu filho, no entanto a directora de turma deve estar em contacto permanente com os pais para dialogarem sobre os seus filhos.
Atirar toda a responsabilidade para os pais não me parece a solução, acho que ambos são parte importante para o sucesso educativo dos nossos alunos.
convenhamos que os encarregados de educação são os principais responsaveis, no entanto e conforme disse durante o periodo das aulas compete ao professor essa função.
Saudações Marítimas
José Modesto
Repto:
Queremos, em prol dos direitos de cidadania envolver os advogados com escritórios
em Leça da Palmeira, numa parceria de responsabilidade social com a Junta de Freguesia,
assegurando voluntariamente Apoio Judiciário a quem apresente debilidades económicas e
Sociais.
Este tipo de acção deve ser posta em prática rapidamente, já que as condições Sócio - Económicas
de muitas famílias se estão a agravar.
Saudações Marítimas
José Modesto
muito bem. concordo em absoluto...
beijos
José Modesto
O papel dos professores deveria ser instruir. A educação compete aos Pais. Na formação global do aluno ambos têm o seu papel.
heretico
Era de esperar...
Beijo
Enviar um comentário