quarta-feira, 30 de junho de 2010

Portugueses filhos e portugueses enteados

Paga-se portagem na A1 entre Lisboa e Alverca? E na A2 entre Lisboa e Coina? E na A5 entre Lisboa e Porto Salvo/Oeiras? E na A8 entre Lisboa e Loures? E na A23? E no IC2 entre Lisboa e Póvoa de Santa Iria? E no IC2 entre Almada e a Costa de Caparica? E no IC19 entre Lisboa e Sintra? E no IC21 entre Coina e o Barreiro? E n0 IC32 entre a A2 (Coina) e Alcochete?
Estamos a falar de cerca de 1000 km na zona da Grande Lisboa, a zona com maior poder de compra do país, ou não estivessem lá todos os decisores dos nossos destinos.

Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Espinho, Esposende, Ovar e tantas outras terras estão para o Porto como Sintra, Costa da Caparica, e todas as referidas acima estão para Lisboa.

Por que se decidiu vir buscar o dinheiro aos portugueses que vivem no Norte e no Centro?
Por que se pode ir, em auto estrada, de Lagos a Vila Real de Santo António (140 km) ou de Lisboa a Sintra (30 km) sem pagar um cêntimo e não se pode ir do Porto a Vila do Conde (30 km) nas mesmas condições?

Se os lisboetas e algarvios não querem, e bem, pagar as estradas do norte, os do norte também não querem, e bem, pagar as estradas de Lisboa e do Algarve.

Se os políticos se recusam a diminuir a despesa do Estado nos meandros políticos, redução que podia chegar aos 50%, e optam por nos vir buscar mais ao bolso, então ou pagam todos ou não paga ninguém. As excepções vão criar injustiças e permitir falcatruas. Todos o sabemos. Cobrem-se portagens em todas as SCUTS e auto-estradas, de norte a sul e de este a oeste, e diminua-se o custo dessas portagens.

A dúvida que me resta é saber para onde vão os muitos impostos que os portugueses pagam.

4 comentários:

Anónimo disse...

Paga-se portagem na Ponte do Freixo? Paga-se portagem na Ponte D. Luis? NÃO!!
Mas paga-se portagem na Ponte Vasco da Gama, na Ponte sobre o Tejo ( construída no tempo do Dr. Oliveira Salazar) e também se paga o bilhete no barco para transportar os automóveis...

Estou com imensa pena das gentes (trabalhadoras??) do Norte!


M. Teresa

Gaivota Maria disse...

O teu últimno parágrafp é o que mais me preocupa? Para pnde vai realmente o nosso dinheiro?

GP disse...

M. Teresa
As "gentes do Norte" não querem nem precisam da pena de ninguém. Apenas querem justiça. Podemos pagar uma portagem na ponte do Freixo e na ponte D. Luis (construída no tempo de D. Luis) mas não nos encurralem aqui. Com as novas portagens, não podemos atravessar qualquer "fronteira" sem pagar.
Os lisboetas podem dar-se ao luxo de ir comer uma queijada a Sintra, pagando só a queijada. Os tripeiros para comerem uma clarinha de Fão, pagam de portagens muito mais do que pelo bolo.
Ao "trabalhadoras??", nem respondo.

Graça Pimentel

GP disse...

Gaivota Maria
É tanto mais preocupante quanto nós imaginamos para onde vai...

Beijinho e bom fim de semana