sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Grande lição

Foi hoje a enterrar um grande homem deste país. Ernâni Lopes conhecia bem a realidade portuguesa e transmitia a sua opinião para quem o queria ouvir. Num país onde o poder político se bate por esconder a realidade, este homem foi colocado no rol dos profetas da desgraça.

 
Em Junho deste ano, Ernâni Lopes dizia, na SIC que “a chave a médio e a longo prazo em termos do modo é valores, atitudes e padrões de comportamento”.

 
Nesse programa mostrou um quadro – a via útil para o futuro. E disse “Peço a vossa compreensão para a dureza do que vou dizer. O único problema é que a dureza não é minha. É da realidade pura e simplesmente.”


"Se não ensinarmos isto aos nossos filhos não vale a pena perder tempo a fazer medidas de pormenor de política monetária."

Num país onde tantos portugueses, incluindo a classe política, incentiva o facilitismo, não valoriza a excelência, adora a moleza, elogia a golpada, desconhece o significado de honra, desvaloriza o conhecimento, apoia a mandriice e vive na aldrabice, as palavras de Êrnani Lopes são mesmo uma grande lição.
Cada um de nós, no nosso metro quadrado, tem obrigação de pôr ém prática as palavras deste homem. Pelo menos para bem dos que nos são mais próximos.

Sem comentários: