quinta-feira, 16 de abril de 2015

Ganância

Em Março de 2013 comentei  aqui as regalias e as greves dos pilotos da TAP. Ainda agora tenho comentários, quase todos anónimos, de pilotos que me querem fazer crer que são uns "coitadinhos", que ganham pouco, que a profissão é de risco, que estão sujeitos a pressão psicológica, que sofrem com as mudanças dos fusos horários,... Até me disseram que eu me estava a esquecer dos jogadores de futebol! Mas se os jogadores de futebol fizessem as greves que fazem os pilotos, os clubes já os tinham dispensado.
Um piloto ganha mais em início de carreira do que a maioria dos licenciados que atingiram o topo de carreira; há muitas profissões de risco onde não se ganha, nem de longe nem de perto, o que ganha um piloto; profissões sujeitas a pressão psicológica é o que há mais; quanto às mudanças de fusos horários, tomara eu ter dinheiro para mudar de fuso horário...
Agora marcaram outra greve e de 10 dias. É preciso ganhar muito para poder prescindir assim de um terço do vencimento. E a empresa que lhes paga, que é nossa (para já) que "se lixe"...
Isto lembra-me muitos dos que investiram em aplicações de risco porque os juros eram apelativos, e agora queixam-se que foram roubados. Quem joga sabe que pode ganhar ou perder. Eles ganharam e... perderam. 
A ganância nem sempre acaba bem. E a dos pilotos há-de acabar um dia...


Sem comentários: