sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

A campanha está a acabar!


Está a acabar esta triste campanha eleitoral. No pouco que vi/ouvi (a paciência para ouvir políticos é muito pouca) apercebi-me que tivemos 10 candidatos a fazer campanha por Marcelo Rebelo de Sousa: um pela positiva e nove pela negativa. Marcelo quer ser Presidente da República; os outros só querem derrotá-lo. Uma tristeza!
A campanha termina com a polémica das subvenções vitalícias que e da decisão do Tribunal Constitucional. Uns concordam, outros discordam, mas nenhum prometeu tudo fazer para acabar com as regalias dos políticos bem como dos juízes do TC. No entanto enchem a boca com o respeito pela Constituição. Se calhar não leram o ponto 1 do Artigo 13.º da Constituição que diz: “Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei”. A Constituição não fala nas excepções para os políticos, nem para os juízes do TC, nem para ninguém. É o que dá legislar em causa própria… Se a sociedade está em contínua evolução, nada justifique que a Constituição não acompanhe essa evolução. Se a Constituição permite injustiças, altere-se a Constituição.
Também há os que dizem que prescindem da sua subvenção vitalícia. Não percebem que não está em causa A ou B não a receberem. Está em causa a justiça. Mais ninguém tem subvenções vitalícias. É curioso que os políticos não se questionem sobre o facto de os juízes do Tribunal Constitucional se poderem reformar aos 40 anos com 10 anos de serviço quando aos portugueses, que eles dizem defender, são exigidos 46 anos de trabalho e 66 anos de idade. E também não se questionam sobre as regalias dos políticos.
São os políticos que temos e que já levaram o país à situação de indigência a que infelizmente chegámos. Há que viver o melhor possível com as condições que temos.

Sem comentários: