sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Alô! Alô! Jornalistas de investigação!

Depois de ouvir mais um capítulo do BPN, lembrei-me desta história.

“Um homem rico foi, em passeio, para uma ilha paradisíaca. Estava junto ar mar e viu um pescador que pescou dois peixes e foi para casa comê-los com a família. No dia seguinte, pesca um enorme peixe e regressa a casa para o saborear com a família. O homem começou e ver que o pescador se limitava a pescar um, ou dois, ou três peixes e ia comê-los com a família.
Depois de verificar esta rotina do pescador, o homem rico foi ter com ele e disse-lhe:
- Amanhã quando for pescar, não pare. Continue pescando tudo o que puder, pesque o máximo de peixe que conseguir.
- E depois?
- Depois leva os seus peixes para o mercado. Vende-os e guarda o dinheiro.
- E depois?
- Quando tiver algum dinheiro compra uma rede de pesca para poder pescar mais peixe ainda.
- E depois?
- Continua a pescar muito mais peixe, continua a vendê-lo e vai ganhar mais dinheiro ainda.
- E depois?
- Você já pode comprar um barco e com o barco vai poder ir para mais longe, encontrar mais peixes e trazer mais peixe para vender.
- E depois?
- Com a venda desses peixes arranja dinheiro para contratar ajudantes para o ajudar a pescar muito mais peixe. Quando tiver mais dinheiro compra um segundo barco e contrata mais empregados.
- E depois?
- Se continar a ganhar cada vez mais, pode ter uma frota de barcos de pesca. Constroi um depósito frigorífica para armazenar os peixes. Compra mais barcos, emprega mais gente e ganha mais dinheiro. Muito mais dinheiro.
- E depois?
- Você fica muito rico! Você pode parar de trabalhar! Pode ir morar na praia! Passar o dia pescando e descansando com sua família!
- Mas isso é o que eu faço agora, diz o pescador.”

A mentalidade do homem rico é a dos poderosos, políticos ou não. Não lhes chega serem ricos. Querem mais e mais e mais. É a ganância animalesca.

O que norteia os poderosos é o lucro fácil, conseguido por qualquer meio, normalmente desonesto. Esta noção de felicidade é-me dificilmente entendível tanto mais que é conseguida à custa dos portugueses com que eles gostam de, hipocritamente, encher a boca.

O caso BPN está a começar a mostrar os seus inúmeros tentáculos. Está na hora de uma Felícia Cabrita qualquer entrar em acção e começar a vasculhar bem todos os escândalos ainda escondidos e todos os políticos metido neste ninho de víboras.

Um banco que está falido e que o Governo teima em não deixar falir. No caso do BPP não houve apelo nem agravo. O Governo deixou cair. Mas o BPN? O que agarra tanto os políticos àquele banco? Deve haver montes de poderosos metidos neste monte de esterco. Cavaco vendeu as suas acções a 2,40 €. E quem foi que as vendeu, mais ou menos por essa altura, a preços mais elevados? E estas que o BPN nacionalizado está agora a comprar à antiga SLN? O Governo, que alega o “interesse público” sempre que se trata dos que rouba aos “sem voz”, não o utilizou para evitar o cumprimento destas compras por parte do BPN. Porquê?

Se vasculharem bem o caso BPN, às tantas não temos candidatos à Presidência da República. O Governo acabava. A Assembleia da República ficava às moscas. O que se poupava!

E Sócrates diz-nos que temos capacidade para resolver os nossos problemas. Só se for aumentando-os. Eu já nem acredito na vantagem de vir o FMI. São políticos na mesma só que europeus. Eu preferia que um país nórdico, de preferência, nos comprasse e começasse a pôr ordem neste regabofe. Garanto que o meu orgulho em ser dinamarquesa, ou sueca, seria bem maior do que o de ser portuguesa.

4 comentários:

Gaivota Maria disse...

O teu desespero é quase igual ao meu. Só que eu tenho familiares que são trabalhadores do BPN, não fizeram mal a ninguém, têm de convencer os investidores a não levantarem o dinheiro, arranjar explicações para as falhas de quem manda, etc, etc, etc. O que os comerciais do BPN estão a viver é mais do que um pesadelo.E tudo isto com um sorriso feliz de quem vive bem e tudo está normal. Eu sei quantas noites tenho passado sem dormir. E, acredita, ganhei um respeito enorme pelo meu rebento. Deus nos livre dos ladrões encapotados. Começo a pensar como tu. Um beijo

Manuel Veiga disse...

gostei da parabola do pescador...

beijos

GP disse...

Gaivota Maria
Eu entendo a tua posição mas a minha parca reforma não me permite andar a pagar as trafulhices de tantos ladrões sem me indignar, revoltar e refilar.

GP disse...

heretico
Também gosto muito desta história que está cheia de lições. Assim as queiramos ver.

beijos